Já está a decorrer a 2ª fase da campanha “Aqui separamos com o coração”

separator

Pelo segundo ano consecutivo, a Lipor dá continuidade à campanha “Aqui separamos com o coração”, iniciativa em que se pretende estimular a recolha de resíduos recicláveis e orgânicos no setor não residencial, nomeadamente cafés, restaurantes, hotéis, comércios e serviços.

Esta 2ª fase iniciou-se em Gondomar abrangendo cerca de 250 estabelecimentos, seguindo-se a muito breve prazo os restantes municípios associados da Lipor.

Os objetivos desta 2ª fase mantêm-se, visando principalmente sensibilizar para a separação multimaterial e de resíduos orgânicos, aumentando a recolha seletiva, a valorização dos resíduos e consequentemente a poupança de recursos naturais.

O sucesso da 1ª fase foi notório, com cerca de 900 estabelecimentos abrangidos pelo projeto. Este sucesso pode ser explicado, por todo o trabalho conjunto realizado pela Lipor e pelos seus municípios associados, suportado por um contacto mais direto e personalizado com os potenciais utilizadores do serviço. Também a criação deste microsite – www.lipor.pt/aquiseparamos – onde é possível fazer o acompanhamento da campanha tem sido uma mais valia para todo o projeto.

De modo a ter uma avaliação objetiva da campanha, foi realizado um questionário por uma organização independente que nos permitiu chegar a conclusões interessantes e que permitiram melhorar a abordagem ao projeto nesta 2ª fase.

  • Entre as principais conclusões, podemos destacar o facto de que depois do projeto, todos (100%) os estabelecimentos visitados continuaram ou passaram a separar os seus resíduos.
  • Para 81,4% dos entrevistados a grande vantagem deste projeto é a simplicidade “basta separar resíduos e aguardar a recolha no dia combinado”.
  • No geral, as empresas ficaram com uma opinião muito positiva sobre este projeto, afirmando que as equipas de recolha cumprem os pressupostos (82,0%) e que os colaboradores envolvidos são simpáticos e recetivos às sugestões (70,6%).

Estes resultados, bastante positivos, permitem antever um bom envolvimento e bons resultados também para a 2ª fase.

Aqui, vamos continuar a separar com o Coração!